Está também prevista neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais, em especial nos vales dos rios, acentuado arrefecimento noturno, formação de geada, em especial nas regiões do interior e pequena subida da temperatura mínima.

No grupo ocidental dos Açores (Flores e Corvo) prevê-se períodos de céu muito nublado com abertas, tornando-se encoberto, períodos de chuva a partir do final do dia e vento noroeste bonançoso, rodando para sul e tornando-se gradualmente fresco a muito fresco com rajadas até 70 quilómetros por hora. Para o grupo central (S. Jorge, Graciosa, Terceira, Pico e Faial) prevê-se períodos de céu muito nublado com boas abertas, aguaceiros fracos em especial na madrugada e vento noroeste fraco a bonançoso, rodando para sul e tornando-se bonançoso a moderado.

O IPMA prevê ainda para o grupo oriental (São Miguel e Santa Maria) períodos de céu muito nublado com boas abertas, aguaceiros na madrugada e vento do quadrante oeste fraco a bonançoso, rodando para sul.

Leia mais20 dúvidas sobre a gripe que precisa de esclarecer

Veja ainda: 15 alimentos para não ficar de cama

Quanto às temperaturas, em Lisboa vão variar entre 06 e 17 graus Celsius, no Porto entre 05 e 17, em Vila Real entre 0 e 12, em Viseu entre 01 e 14, em Bragança entre -3 e 12, na Guarda entre -1 e 08, em Coimbra entre 04 e 16, em Castelo Branco entre 03 e 15, em Santarém entre 03 e 18, em Évora entre 03 e 16, em Beja entre 04 e 15, em Faro entre 07 e 19, em Ponta Delgada entre 14 e 17, na Horta entre 12 e 16 e em Santa Cruz das Flores entre 12 e 17.

Mar agitado

Três barras dos Açores estão hoje fechadas à navegação e outras três no continente estão condicionadas devido à previsão de agitação marítima forte, de acordo com informação disponível na página da Marinha na Internet.

Segundo a Marinha, as barras do Corvo, Santa Cruz das Flores e Porto da Calheta (ilha de São Jorge), nos Açores, estão fechadas a toda a navegação por causa da agitação marítima forte.

No continente, a barra da Póvoa de Varzim está condicionada a embarcações com calado superior a dois metros e em Vila do Conde as embarcações devem navegar apenas duas horas antes e depois da preia-mar.

Em São Martinho do Porto, a barra está condicionada devido a assoreamento, pelo que a navegação deve ser feita com cautela e a barra praticada apenas na preia-mar.