“Nos próximos dias, já a partir de amanhã, sexta-feira, vamos ter uma pequena subida de temperatura. O céu em geral limpo, podendo surgir alguma nebulosidade nas regiões do interior. No entanto, o fator mais significativo é a subida da temperatura e por esse motivo foi emitido aviso de tempo quente” para 12 distritos”, disse à Lusa a meteorologista Sandra Correia.

Os distritos de Braga, Bragança, Beja, Castelo Branco, Évora, Guarda, Lisboa, Setúbal, Santarém, Portalegre, Vila Real e Viseu vão estar sob ‘Aviso Amarelo’ entre as 11:00 de sexta-feira e as 22:00 de sábado, que pode prologar-se para o dia de domingo, segundo Sandra Correia.

A meteorologista do IPMA acrescentou que o vento irá soprar “essencialmente fraco e em regime de brisa na faixa ocidental durante a tarde”.

Leia também: 10 alimentos que o protegem do sol

Veja isto10 cuidados para evitar os efeitos do calor na saúde

Além das máximas, também as temperaturas mínimas vão sofrer uma pequena alteração para valores entre os 18 e os 20 graus Celsius, já a partir das próximas noites e durante o fim de semana, explicou a responsável.

Para sexta-feira, são esperadas máximas de 37 graus Celsius em Évora, Beja, Santarém e Castelo Branco, 35 em Portalegre, 34 em Lisboa, Vila Real, Guarda e Bragança, 33 em Braga e Faro e 24 no Porto e Viana do Castelo.

Segundo Sandra Correia, as temperaturas quentes vão manter-se pelo menos até segunda e terça-feira.