“As temperaturas estão bastante elevadas para o que é normal para o mês de outubro. A máxima está oito a nove graus acima do normal para o mês de outubro. Esta situação de valores de temperatura elevada está prevista, pelo menos, até dia 08 [sábado] e no dia 09 [domingo] prevê-se uma descida para valores dentro da normalidade para este mês”, disse à agência Lusa a meteorologista Patrícia Marques.

Direção-Geral da Saúde recomenda

  • A população em geral deve evitar os esforços prolongados, limitar a atividade física ao ar livre e evitar a exposição a fatores de risco, tais como o fumo do tabaco e o contacto com produtos irritantes.
  • Os seguintes grupos de cidadãos, pela sua maior vulnerabilidade aos efeitos deste fenómeno, para além de cumprirem as recomendações para a população em geral, devem permanecer no interior dos edifícios e, se viável, com as janelas fechadas:
    • Crianças;
    • Idosos;
    • Doentes com problemas respiratórios crónicos, principalmente asma;
    • Doentes do foro cardiovascular.
  • Os doentes crónicos devem manter os tratamentos médicos em curso.
  • Em caso de agravamento de sintomas contactar a Linha Saúde 24 (808 24 24 24) ou recorrer a um serviço de saúde.

De acordo com a meteorologista do Instituto Português do Mar da Atmosfera (IPMA), estão previstas temperaturas máximas entre 30 e 32 graus no Alentejo e Santarém e 34 em algumas localidades do interior do Alentejo.

“As temperaturas máximas elevadas fazem agravar o risco de incêndio uma vez que estamos numa situação de ausência de precipitação que se vai manter pelo menos até domingo, apesar de haver uma possibilidade, neste momento muito baixa, de precipitação na região do interior norte e centro no dia 07 ou dia 08, mas ainda não é muito fiável”, acrescentou.

Segundo Patrícia Marques, as poeiras que se têm feito sentir deverão começar a desaparecer a partir da tarde de hoje.

“Há uma depressão em altitude a sul de Portugal continental e que está trazer para a Península Ibérica poeiras e temperaturas elevadas. A concentração na atmosfera está a afetar mais algumas zonas da região centro e a região sul. São valores de concentração acima do previsto, mas começam a diminuir a partir da tarde de hoje”, afirmou.

Patrícia Marques disse ainda que a partir de domingo a previsão aponta para uma descida da temperatura e regresso da chuva.

Efeitos na saúde humana

A Direção-Geral da Saúde (DGS) indica que as poeiras africanas podem ser nocivas para o ser humano. "Este poluente (partículas inaláveis – PM10) tem efeitos na saúde humana, principalmente na população mais sensível, crianças e idosos, cujos cuidados de saúde devem ser redobrados durante a ocorrência destas situações", indica. [Ver conselhos na caixa]

Os especialistas da Sociedade Portuguesa de Pneumologia também lançaram um alerta recentemente, com recomendações específicas para os doentes asmáticos que devem reforçar a terapêutica SOS.

"Apesar de, aparentemente, não representarem perigo de desenvolvimento de doença alérgica, as poeiras provenientes de África que turvam a atmosfera em todo o território nacional podem ser um fator de agravamento dos sintomas em pessoas que sofrem de patologias alérgicas", acrescentaram os médicos da Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica.

Nesse sentido, a Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica reforçou algumas medidas que podem ajudar a prevenir o desconforto respiratório, assim como do nariz e olhos:

  1. Mantenha uma boa adesão ao tratamento da sua doença alérgica. Tome a sua medicação nas doses e horários prescritos pelo seu médico;
  2. Evite passar muito tempo no exterior e, sobretudo, não pratique exercício físico ao ar livre;
  3. Mantenha as janelas fechadas, evitando a entrada de poeiras em casa;
  4. Na rua, use máscara, de preferência, do tipo FPP-2 para proteger o nariz e a boca;
  5. Se tem desconforto ocular e/ou nasal, aumente a regularidade da limpeza dos olhos e/ou nariz com soro fisiológico;
  6. Caso sinta um agravamento muito intenso dos sintomas, fale com o seu médico.

Veja ainda: 10 substâncias químicas que são um atentado à sua saúde

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.