A campanha DA – Direito à Alimentação pode ficar comprometida caso o IVA no setor da restauração suba para os 23% como prevê o Orçamento do Estado para 2012, defendeu Ana Jacinto, da AHRESP.
“A grande questão e a nossa grande apreensão e o nosso grande receio é que se se efetivar e concretizar a tão falada subida do IVA na restauração, ficamos aqui numa posição um bocadinho complicada, para não dizer muito complicada”, afirmou a responsável da Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP).
Ana Jacinto mostrou-se muito preocupada com a possibilidade da subida do IVA levar ao encerramento de 54.000 estabelecimentos, situação que coloca em causa cerca de 120.000 postos de trabalho.
“Esta é de facto uma situação que nos preocupa muito, nós arriscamo-nos a não ter estabelecimentos para poder dar refeições. É isso que está em causa, foi para isso que quisemos chamar a atenção", indicou.
Sem números concretos, Ana Jacinto garante que as inscrições para integrar esta iniciativa vocacionada para doação de refeições têm vindo a aumentar.
"Tivemos a inscrição ao longo dos últimos meses de cerca de 100 municípios, todos os dias temos tido mais inscritos e estamos a funcionar já com estabelecimentos que estão a doar refeições em alguns desses municípios. A campanha está em curso e está em funcionamento", assinalou.
A rede de solidariedade junta restaurantes e hotéis, autarquias, empresas de distribuição e instituições de solidariedade.
17 de outubro de 2011
Fonte: Lusa
Comentários