Há mais um caso confirmado de infeção pelo novo coronavírus em Lisboa, elevando para seis o número total de diagnósticos validados para o COVID-19 em Portugal, de acordo com o último balanço da Direção-Geral de Saúde.

O último caso diz respeito a uma mulher, na casa dos 40 a 49 anos, que está internada em Lisboa, e que regressou de viagem de Itália, onde foi infetada.

Recomendações da Direção-Geral da Saúde (DGS)

  • Caso apresente sintomas de doença respiratória, as autoridades aconselham a que contacte a Saúde 24 (808 24 24 24). Caso se dirija a uma unidade de saúde deve informar de imediato o segurança ou o administrativo.
  • Evitar o contacto próximo com pessoas que sofram de infeções respiratórias agudas; evitar o contacto próximo com quem tem febre ou tosse;
  • Lavar frequentemente as mãos, especialmente após contacto direto com pessoas doentes, com detergente, sabão ou soluções à base de álcool;
  • Lavar as mãos sempre que se assoar, espirrar ou tossir;
  • Evitar o contacto direito com animais vivos em mercados de áreas afetadas por surtos;
  • Adotar medidas de etiqueta respiratória: tapar o nariz e boca quando espirrar ou tossir (com lenço de papel ou com o braço, nunca com as mãos; deitar o lenço de papel no lixo);
  • Seguir as recomendações das autoridades de saúde do país onde se encontra.

Este é já o sexto caso de infeção pelo COVID-19 em Portugal. O quinto foi confirmado esta manhã, no Porto. É um homem de 44 anos que esteve recentemente em Itália. Está internado no Hospital de São João.

Este caso obrigou à suspensão das aulas na Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo (ESMAE), também no Porto, onde o homem infetado é professor. Há dezenas de alunos em isolamento social.

Os dois casos de hoje juntam-se aos quatro confirmados esta semana: dois homens na terça-feira, um em Lisboa e outro Porto, e dois na segunda-feira, ambos no Porto.

Dos seis casos, quatro tiveram origem em cidadãos provenientes de Itália (três) e de Espanha e há dois casos com ligação a caso confirmado. Num boletim divulgado hoje, lê-se ainda que há três casos confirmados no norte do país, um no centro e dois na região de Lisboa (onde se registou o sexto caso).

De terça-feira para hoje há mais 16 casos suspeitos, num total de 117 casos suspeitos desde janeiro deste ano.

A Direção-Geral da Saúde, que tem um microsite com múltiplas informações sobre a doença, recomenda como principais medidas de prevenção a frequente lavagem de mãos. Em caso de possível contágio, a indicação é ligar para o SNS 24 (808 24 24 24) e evitar deslocações aos serviços de saúde

O surto de COVID-19, detetado em dezembro, na China, e que pode causar infeções respiratórias como pneumonia, provocou cerca de 3.200 mortos e infetou mais de 93 mil pessoas em 78 países, incluindo cinco em Portugal. Das pessoas infetadas, cerca de 50 mil recuperaram.

Além de 2.983 mortos na China, há registo de vítimas mortais no Irão, Itália, Coreia do Sul, Japão, França, Hong Kong, Taiwan, Austrália, Tailândia, Estados Unidos da América e Filipinas.

Um português tripulante de um navio de cruzeiros está hospitalizado no Japão com confirmação de infeção.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou o surto de COVID-19 como uma emergência de saúde pública internacional e aumentou o risco para “muito elevado”.

Veja em baixo o mapa interativo com os casos de coronavírus confirmados até agora

Se não conseguir ver o mapa desenvolvido pela Universidade Johns Hopkins, siga para este link.

Acompanhe aqui, ao minuto, todas as informações sobre o coronavírus (COVID-19) em Portugal e no mundo.