“A partir da tarde de hoje, o tempo melhora gradualmente (…) e a partir de amanhã [terça-feira] e até quinta-feira vamos ter céu pouco nublado ou limpo, o vento a soprar fraco e uma subida significativa da temperatura que se mantém até dia 09, mas dia 10 há uma descida novamente”, disse Ângela Lourenço, meteorologista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), em declarações à agência Lusa.

Segundo Ângela Lourenço, esta segunda-feira vai ficar marcada com “alguma precipitação” sobretudo no litoral norte, mas a partir do final do dia já haverá uma mudança do estado geral do tempo.

“Vamos assistir a uma subida das temperaturas relativamente significativa em alguns locais, em outros não será tanto. Estamos a falar de valores para amanhã [terça-feira] próximos dos 30 graus nos locais do litoral, por exemplo em Lisboa a previsão é de 31 graus, enquanto nas regiões do Alentejo já chegam hoje aos 30 e amanhã são acima: Évora chegará aos 34 e Beja aos 36”, explicou.

Segundo Ângela Lourenço as alterações ao estado do tempo devem-se a um anticiclone a norte da Península Ibérica que vai trazer “ar quente e seco” do seu interior e do norte de África para Portugal.

Leia também10 alimentos que o protegem do sol

Leia também15 alimentos para não ficar de cama

Depois de três dias em que a previsão aponta para temperaturas já de verão, no dia de Portugal e de Camões, na sexta-feira, está prevista uma descida da temperatura máxima, de acordo com a meteorologista.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera prevê no continente, e nas regiões norte e centro, céu geralmente muito nublado, tornando-se gradualmente pouco nublado a partir da tarde, com períodos de chuva, em geral fraca, mais provável no litoral e até ao meio da tarde.

O vento soprará fraco, soprando temporariamente moderado de sudoeste durante a tarde. Já na região sul, é esperado céu pouco nublado, apresentando-se geralmente muito nublado no litoral oeste até ao início da manhã, enquanto o vento soprará em geral fraco do quadrante norte, soprando moderado durante a tarde, de noroeste no litoral oeste e de sudoeste na costa sul do Algarve.

Clique em página seguinte para ver as temperaturas

Treze regiões com radiação UV perigosa

Em risco muito alto de exposição à radiação UV estão as regiões de Beja, Bragança, Castelo Branco, Évora, Faro, Guarda, Penhas Douradas, Portalegre, Porto Santo, Sagres, Setúbal, Sines e Funchal.

Quanto às temperaturas, em Lisboa vão oscilar entre 16 e 26 graus Celsius, no Porto entre 16 e 21, em Vila Real entre 13 e 24, em Viseu entre 12 e 23, na Guarda entre 11 e 21, em Bragança entre 14 e 26, em Coimbra entre 15 e 24, em Castelo Branco entre 14 e 28, em Santarém entre 14 e 28, em Évora entre 13 e 30, em Beja entre 14 e 30, em Faro entre 18 e 27, no Funchal entre 20 e 24, em Ponta Delgada entre 16 e 21, Angra do Heroísmo entre 15 e 19, e em Santa Cruz das Flores entre 15 e 20.

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.