Fábio Wajngarten apresentou sintomas após uma viagem que realizou com Jair Bolsonaro e a restante comitiva presidencial aos Estados Unidos, onde se reuniu, entre outras autoridades, com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

Segundo a imprensa brasileira, Bolsonaro e a sua comitiva estão agora sob observação médica enquanto Wajngarten cumpre um protocolo de quarentena em casa.

O novo coronavírus responsável pela COVID-19 foi detetado em dezembro, na China, e já provocou mais de 4.600 mortos em todo o mundo, levando a Organização Mundial de Saúde a declarar a doença como pandemia.

A China registou nas últimas 24 horas 15 novos casos de infeção pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2), o número mais baixo desde que iniciou a contagem diária, em janeiro.

Até à meia-noite de quarta-feira (16:00 horas em Lisboa), o número de mortos na China continental, que exclui Macau e Hong Kong, subiu 11, para 3.169. No total, o país soma 80.793 infetados.

Perante o avanço da pandemia, vários países têm adotado medidas excecionais, incluindo o regime de quarentena inicialmente decretado pela China na zona do surto.

A Itália é o caso mais grave depois da China, com mais de 12.000 infetados e pelo menos 827 mortos, o que levou o Governo a decretar quarentena em todo o país.

A Direção-Geral da Saúde atualizou esta quinta feira o número de infetados, que registou o maior aumento num dia (19), ao passar de 59 para 78, dos quais 69 estão internados.

Acompanhe aqui, ao minuto, todas as informações sobre o novo coronavírus em Portugal e no mundo.

Como se transmite um coronavírus?