O uso contínuo de saltos altos pelas adolescentes pode contribuir para a crescente incidência de problemas posturais entre as jovens.

De acordo com Paulo Pereira, Coordenador Nacional da Campanha Olhe pelas Suas Costas, “o uso dos saltos altos influencia a postura e o funcionamento da coluna lombar. Ao usar um sapato com salto alto, o peso do corpo fica apoiado principalmente na parte da frente do pé. Dessa forma, tende a haver um desequilíbrio para a frente, o que obriga a uma alteração da posição do joelho, da anca e da coluna lombar, que pode contribuir para o agravamento dos sintomas na região lombar.”

E acrescenta: “As adolescentes usam cada vez mais saltos altos diariamente e não de forma ocasional, sem se preocuparem com as consequências que este facto pode ter na sua coluna. Os saltos finos, ao reduzirem a base de sustentação, contribuem ainda mais para este problema, uma vez que diminuem a estabilidade do contacto do pé com o solo”.

”Um salto com uma altura até 3 cm e de preferência de base larga é mais saudável e adequado para o uso diário”, recomenda o especialista.

Um estudo recente indica que sete em cada 10 pessoas sofrem de dores nas costas, ou seja, 72,4 por cento da população portuguesa. No entanto, quase metade dos portugueses admite que nunca ouviu falar de doenças relacionadas com dores nas costas.

Para mais informações consulte o website: www.olhepelassuascostas.com

10 de maio de 2012

SAPO