Este são apenas alguns dos clubes e cadeiras de ginásios que aderiram: Holmes Place, Fitness Hut, Ginásio Clube Português, Clube VII, Balance, Axis, Fitness Factory.

O melhor será contactar o clube mais perto de si - ou outro que lhe interesse - e tentar saber se também aderiu à iniciativa.

Quer praticar um desporto? Estes são os 10 mais completos e saudáveis
Quer praticar um desporto? Estes são os 10 mais completos e saudáveis
Ver artigo

A iniciativa é promovida pela AGAP - Associação de Empresas de Ginásios e Academias de Portugal e pretende dar o mote para uma campanha mundial contra a obesidade e a vida sedentária.

Metade dos portugueses não faz exercício

Em Portugal, calcula-se que a inatividade física atinja 50% da população, embora os números possam subir até aos 80% quando se contabiliza a população portuguesa que não pratica atividade física suficiente para cumprir as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS).

A falta de inatividade física também acaba por acarretar custos que em Portugal estima-se em pelo menos 900 milhões de euros.

Estes custos dizem respeito a despesas com doenças que a atividade física poderia prevenir (8% das doenças das artérias coronárias, 11% dos casos de diabetes tipo II, 14% dos casos de cancro da mama e 15% de cancro colorretal) e com a mortalidade prematura associada.