O rim de 7,4 kg é um dos maiores já removidos cirurgicamente. "Era um caroço enorme que ocupava metade do abdómen. Sabíamos que era um rim grande, mas nunca pensámos que seria tão pesado", disse à AFP Sachin Kathuria, membro da equipa cirúrgica.

O paciente de 56 anos, que sofria de doença renal poliquística autossómica dominante, passou por uma operação de duas horas no Hospital Sir Ganga Ram, em Nova Deli, no mês passado.

10 partes do corpo sem as quais podemos viver
10 partes do corpo sem as quais podemos viver
Ver artigo

Um rim normal pesa cerca de 120 a 150 gramas e possui 12 centímetros de comprimento. Kathuria disse que o rim removido cirurgicamente tem quase 45 centímetros de comprimento.

No Livro Guinness de Recordes Mundiais lê-se que o maior rim alguma vez removido de um ser humano foi de 4,25 kg em uma operação no Dubai, em 2017.

Médicos do hospital de Nova Deli disseram, no entanto, que encontraram relatos médicos de um rim que pesava nove quilos e que foi retirado de um paciente. A informação não foi ainda confirmada.

A doença que afeta este homem não identificado causa quistos com fluidos nos rins. Os médicos pediram a operação quando detetaram uma hemorragia interna e infeção renal.

Kathuria afirma que o homem está agora em boas condições e em diálise aguardando um transplante de rim.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.