"Procurando sempre que os utilizadores das nossas praias o façam de forma proveitosa, mas sempre saudável, e sendo esta uma das iniciativas de maior sucesso no verão de Proença-a-Nova no ano passado, tendo superado as nossas expectativas, decidimos reeditar a presença da Unidade Móvel de Saúde nas praias fluviais", refere em comunicado o vice-presidente do município, João Manso.

A UMS vai percorrer as praias fluviais e zonas balneares deste concelho do distrito de Castelo Branco para sensibilizar os veraneantes sobre os cuidados a ter com o sol e o calor, principalmente no que diz respeito aos idosos e crianças nos primeiros anos de vida, e realizar rastreios que permitem avaliar alguns indicadores de saúde.

As visitas são feitas às terças e quintas-feiras dos meses de julho e agosto.

"O número de visitas será alargado de modo a ir ao encontro da procura dos veraneantes, numa altura em que estes equipamentos são bastante apetecíveis e procurados", explica João Manso.

Nos dez dias de presença nas praias em 2016, a UMS realizou 203 atendimentos.

Além dos rastreios, como avaliação de tensão arterial, pulsação e concentração de oxigénio no sangue, testes de glicémia e colesterol, controlo de temperatura, peso, índice de massa corporal (IMC) e avaliação de parâmetros bioquímicos, as visitas servem também para alertar para os perigos da exposição excessiva ao sol e respetivas consequências.

Vão ser ainda divulgadas as "regras de ouro" para aproveitar o sol, bem como serão dados conselhos de fotoproteção.

A UMS vai também distribuir gratuitamente uma revista a todos os utentes para que possam usufruir ao máximo os dias passados ao ar livre.

Durante julho e agosto, o técnico de diagnóstico e terapêutica da UMS vai também regressar às deslocações pelas aldeias do concelho com a Biblioteca Itinerante de Proença-a-Nova, para realizar diversos rastreios aos utilizadores da Bibliomóvel.