Um novo relatório sobre demência publicado pela OCDE põe Portugal apenas atrás da Alemanha, Itália e Japão.

No mesmo relatório, a OCDE sugere ainda que em 2037 o país suba para a terceira posição desse grupo. O número de pessoas com demência nos países da OCDE chegou perto dos 19 milhões de pessoas em 2017.

10 conselhos médicos para controlar o stress
10 conselhos médicos para controlar o stress
Ver artigo

O envelhecimento da população e a ausência de programas de deteção da doença mencionados no relatório poderão justificar as projeções feitas para Portugal para 2037, apesar do crescimento ser generalizado em todos os países analisados.

Demência é o termo utilizado para descrever os sintomas de um grupo alargado de doenças que causam um declínio progressivo no funcionamento da pessoa. É um termo abrangente que descreve a perda de memória, capacidade intelectual, raciocínio, competências sociais e alterações das reações emocionais normais.

Casos de demência continuam a aumentar

A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que em todo o mundo existam 47,5 milhões de pessoas com demência, número que pode atingir os 75,6 milhões em 2030 e triplicar em 2050 para os 135,5 milhões. 

A Doença de Alzheimer assume, neste âmbito, um lugar de destaque, representando cerca de 60 a 70% de todos os casos de demência, segundo dados da OMS.