O escurecimento dos dentes acontece devido à própria estrutura do dente, que é composta por três edificações: a polpa, a dentina e o esmalte. O que confere a tonalidade da cor do dente é a dentina. "O escurecimento dos dentes dá-se também pelo desgaste natural e progressivo, inerente à idade, da parte externa do dente, o esmalte. Por esse motivo, as pessoas mais velhas tendem a ter dentes mais escuros que as pessoas mais jovens", explica Morvarid Keshvari.

10 truques médicos para se livrar dos dentes amarelos
10 truques médicos para se livrar dos dentes amarelos
Ver artigo

No entanto, o consumo de certos alimentos com corantes, frutas cítricas, como o abacaxi e a laranja, ou bebidas como o vinho tinto, infusões de ervas, café, chá e refrigerantes, por exemplo, causam manchas superficiais no esmalte. Isso acontece devido aos componentes particulares de cada alimento. "A esses componentes damos o nome de agentes cromogénicos", refere a médica dentista.

"O tabaco tem também um papel preponderante no escurecimento precoce dos dentes, uma vez que a nicotina e o alcatrão pigmentam o esmalte. Alguns medicamentos compostos por tetraciclinas, clorhexidina ou fluoreto, também podem contribuir para a aceleração deste processo", acrescenta.

Por fim, a adoção de uma má higiene oral: "Para manter uma boca e dentição saudável é essencial escovar os dentes e a língua após cada refeição, utilizar fio dental, bem como, antissépticos para eliminar os germes responsáveis pelo escurecimento dos dentes", diz a especialista. Com a adoção de alguns hábitos diários é possível contrariar o escurecimento precoce dos dentes.

Médica dentista deixa cinco dicas

- Faça uma correta higiene oral. A primeira e mais eficaz medida a adotar é aprimorar a escovação dos dentes. É importante para uma boa saúde oral escovar os dentes três vezes por dia, ao acordar, após o almoço e antes de dormir;

15 alimentos que os dentistas nunca comem
15 alimentos que os dentistas nunca comem
Ver artigo

- Evite alimentos com corantes. Por exemplo, alimentos de cores fortes e com agentes cromogénicos e frutas cítricas;

- Diminua o consumo de bebidas como café, vinho e refrigerantes. Estas bebidas aceleram o processo do escurecimento dos dentes. A solução passa por evitar ou diminuir o seu consumo e escovar os dentes, sempre que possível, após a sua ingestão;

- Escove os dentes com produtos de qualidade. A variedade de produtos de higiene oral é bastante grande, por esse motivo deve pedir indicações ao seu dentista para adquirir aqueles que são realmente os mais adequados às suas necessidades (uma escova com a densidade correta e um fio dental que seja eficaz);

- Não fume. O hábito tabágico é uma das principais causas de doença, e as doenças orais não são exceção! Para além do mau hálito e paladar alterado os componentes do cigarro provocam escurecimento precoce, uma vez que o fumo acaba penetrado entre os dentes, atribuindo um tom acinzentado e amarelado ao nosso sorriso.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.