Isto não quer dizer que pode comer os doces que quiser desde que sejam devorados num só dia. Os doces como guloseimas, gomas ou rebuçados são prejudiciais à saúde de qualquer um, estando as crianças mais vulneráveis. Depois de ingerir doces, as bactérias alimentam-se dos açúcares que estão nos dentes e forma-se uma placa. O ácido dessa placa começa a desgastar o esmalte que reveste os deste, formando pequenos orifícios - mais conhecidos como cáries - que vão crescendo ao longo do tempo.

“Ter cáries é dar algo para alimentar a bactéria - o açúcar de um doce - que vai piorando com o passar do tempo”, disse Anna Berik, dentista em Boston, em declarações à revista Time.

Por esta razão, “comer muitos doces de uma só vez e escovar os dentes logo de seguida diminui a probabilidade de ter cáries, em vez de distribuí-los ao longo dos três meses seguintes e ter açúcar dia após dia”, diz Berik, que aproveita para aconselhar a lavar os dentes a cada alimento ingerido, apesar de estar consciente de que isso é muito difícil para a maioria das pessoas.

A dentista norte-americana diz que não interessa o quanto se come de uma só vez, pelo menos numa perspetiva de formação de cáries: “A bactéria só consegue desenvolver o ácido de forma rápida, mas, a certa altura, haverá um limite onde ela não consegue trabalhar mais. Por isso, não importa se tens um ou três rebuçados na boca”.

Chris Kammer, dentista em Madison, Wisconsin, também é a favor desta prática, tanto que iniciou um programa de recompensa de doces de Halloween há mais de dez anos, com o objetivo de sensibilizar os mais novos. Kammer encoraja os pais a deixarem os filhos escolher os seus doces favoritos e depois levar o restante para uma das 2.400 lojas de revenda espalhadas pelo país, onde podem trocar por dinheiro antes de serem enviados para os militares norte-americanos espalhados pelo mundo.

Doces: os menos e mais prejudiciais para a nossa boca?

Surpreendentemente, os menos corrosivos para os nossos dentes são aqueles feitos de chocolate, “porque derretem rapidamente na boca”, diz Berik. Já os doces duros, tipo gomas, tendem a permanecer mais tempo na nossa boca. “Algo com caramelo, que fica colado nos dentes, é mais causador de cáries do que o chocolate, que dissolve rapidamente”.

Seja qual for o doce, depois da festa de Halloween não se esqueça de lavar bem os dentes.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.