Rondão Almeida disse hoje à agência Lusa que a petição “Em defesa do Hospital de Santa Luzia de Elvas e do Direito dos Doentes aos Serviços de Saúde” foi lançada em maio de 2014 e recolheu “cerca de 16 mil assinaturas”.

A petição, de que o antigo presidente da Câmara de Elvas é o primeiro subscritor, defende a necessidade de reclassificação do serviço de urgência básica para urgência médico-cirúrgica no hospital da cidade raiana.

Os subscritores reivindicam ainda que seja dada permissão para que os doentes dos concelhos próximos, como Borba, Vila Viçosa, Alandroal e Estremoz, no distrito de Évora, tenham liberdade de escolha para realizar as suas consultas, exames complementares e de diagnóstico e tratamentos naquela unidade hospitalar.

“Esperamos que a posição dos outros partidos, principalmente da área do atual poder, passe por votar favoravelmente”, disse Rondão Almeida.

Sobre o mesmo hospital, foram também apresentados três projetos de resolução, pelo PS, Bloco de Esquerda e PCP.

A iniciativa do PS, que também defende a urgência médico-cirúrgica no hospital, teve por base a petição lançada pelo antigo autarca socialista de Elvas.

Por seu turno, o PCP também apresentou um projeto de resolução “Pela melhoria do Hospital de Santa Luzia em Elvas e em defesa do acesso dos utentes aos serviços de saúde”, cujo primeiro subscritor é o líder do grupo parlamentar, João Oliveira.

No projeto de resolução, a que a Lusa teve acesso, os comunistas também recomendam ao governo que proceda à “reavaliação da classificação” do serviço de urgência do hospital, visando a sua reclassificação de acordo com as “necessidades dos utentes e a otimização da capacidade instalada” naquela unidade hospitalar.

Outra das medidas defendidas pelo PCP passa por garantir a “articulação” entre os hospitais de Elvas, Portalegre e Évora no sentido de “alargar a resposta” às necessidades dos utentes.

O Bloco de Esquerda foi outro dos partidos que apresentou um projeto de resolução, em que recomenda ao governo o “reforço” dos serviços disponibilizados no hospital de Elvas.

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.