Os projetos de resolução do PCP e do BE recomendavam ao Governo PS a reversão da entrega à gestão privada dos hospitais de Anadia, Serpa e Fafe, mas a abstenção do PS e os votos contra do PSD e do CDS inviabilizaram os diplomas.

Por outro lado, também com a abstenção do PS e os votos favoráveis do PSD e do CDS foi aprovada uma resolução pela manutenção da gestão daqueles hospitais na gestão das respetivas Misericórdias.

Na área da Saúde, o parlamento aprovou dois projetos de resolução, um do BE e um do PCP, que visam revogar a portaria 82/2014, que "impõe uma perda generalizada de valências hospitalares" e um despacho que "extingue 11 serviços de urgência".

Com os votos favoráveis do PS, PCP, BE, PAN e PEV foi aprovado também um projeto de resolução do PCP que "recomenda que sejam definidos princípios para a Reorganização Hospitalar".

A recomendação prevê que uma "avaliação do impacto do encerramento dos Serviço de Atendimento Permanente e centros de saúde ocorridos nos últimos anos no acesso aos cuidados de saúde".

Por outro lado, prevê que o Governo "reforce em meios humanos e materiais os serviços de urgência que integram a rede".

Leia tambémVerdades e (grandes) mentiras sobre a diabetes

O parlamento aprovou ainda um projeto de resolução do PS que recomenda o reforço das medidas de combate à diabetes, entre as quais a identificação "de forma sistemática" das pessoas potencialmente diabéticas ou pré-diabéticas, a partir dos 40 anos de idade.

O PCP e o PEV votaram contra um ponto do projeto que prevê que o Governo "desafie as autarquias a desenvolver planos municipais e multimunicipais de combate à diabetes".

Um projeto de resolução do BE que recomenda ao Governo a "disponibilização terapêutica com sistema de perfuração contínua de insulina a todas as crianças com diabetes até aos dez anos de idade" foi aprovado por unanimidade.

Já um projeto do PCP que prevê o "reforço das respostas públicas na área da Diabetes" foi aprovado com os votos contra do PSD e do CDS-PP.

O PAN também viu aprovado um projeto de resolução que recomenda ao Governo "medidas de prevenção e combate à diabetes e à hiperglicemia intermédia".

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.