O dispositivo “pioneiro”, que será também colocado na praia da Torre, resulta de uma parceria entre a Câmara Municipal de Oeiras e uma empresa privada, segundo explicou à agência Lusa a vereadora com o pelouro do Ambiente naquele município, Joana Batista.

“A introdução deste dispositivo insere-se naquilo que tem sido o trabalho da Câmara de Oeiras no recurso às novas tecnologias. Somos também o único concelho do país a disponibilizar em todas as praias um sistema de semáforos de contagem da capacidade de carga”, sublinhou a autarca.

Joana Batista explicou que o dispositivo, em forma de prancha de 'surf', fornece informação em tempo real sobre a incidência solar, o horário das marés, a qualidade ambiental na praia e os índices de risco de calor e de incêndio.

Este 'placard' estático de informação disponibilizará, igualmente, ‘wi-fi’ e um canal reservado a alarmes associados a emergências meteorológicas, geológicas e de proteção civil, nomeadamente tsunamis ou outros eventos climatéricos extremos em que seja necessário o controlo de multidões.

“Trata-se de um projeto de Saúde Pública, naquilo que é a adaptação aos efeitos das alterações climáticas”, sublinhou a autarca, acrescentando que não implicará qualquer investimento municipal.

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.