Um grupo de investigadores sul-coreanos anunciaram um novo medicamento que promete ser eficaz na perda de peso. O fármaco POCUb será comercializado dentro de quatro anos, avança o Ciência Hoje.

Os investigadores afirmam que as primeiras provas com animais mostram que a sua aplicação faz com que o organismo não acumule grande parte das gorduras dos alimentos e dispense gordura já acumulada.

Até 2017, asseguram os investigadores do Korea Institute of Oriental Medicine, o medicamento estará pronto para ser comercializado. Criado a partir de uma mistura de plantas utilizadas tradicionalmente para o controlo do peso, o fármaco aparece no momento em que 10 por cento da população sul-coreana tem problemas de obesidade, de acordo com o Ministério de Educação, Ciência e Tecnologia.

A substância aumenta a atividade de proteína-quinase ativada por AMP que dissolve a gordura corporal ao mesmo tempo que suprime a atividade de uma enzima conhecida como fosfodiesterase, que provoca a acumulação de gordura no corpo.

Os testes realizados mostraram que o produto é eficaz tanto a prevenir como a 'curar' a obesidade. O grupo de ratinhos de laboratório que foi tratado com este medicamento perdeu até 61 por cento do peso.

“Não existe ainda nenhum medicamento absolutamente eficaz contra a obesidade e os que existem têm efeitos secundários muito sérios, como depressão ou mesmo tendências suicidas”, diz Kim Jin-sook, investigador principal.

Este estudo “mostra que este pode ser um sério candidato a primeiro medicamento natural eficaz e seguro contra a obesidade”, considera.

22 de outubro de 2012

@SAPO