Trata-se da Estrutura Residencial Para Pessoas Idosas do Lar Frei Manoel das Entradas, uma instituição particular de solidariedade social, que, atualmente, só dispõe das valências de centro de dia e apoio domiciliário.

A inauguração da nova valência é "o culminar de um intenso percurso de construção e instalação de um equipamento muito esperado e relevante para a população de Entradas", disse hoje à agência Lusa a presidente da direção do Lar Frei Manoel das Entradas, Maria Lucília Costa.

O novo equipamento, "uma das grandes batalhas travada pela população", é de "grande importância para Entradas porque vem dar resposta a uma necessidade da vila" e vai permitir criar postos de trabalho, disse.

Por outro lado, frisou, a estrutura residencial para idosos também é "muito importante" para o Lar Frei Manoel das Entradas, porque vai contribuir para uma "maior sustentabilidade financeira" da instituição.

Segundo a responsável, a nova valência, que deverá criar entre 10 a 12 postos de trabalho quando estiver a funcionar em pleno, dispõe de 41 camas, 33 das quais, ou seja, 80% da capacidade, serão financiadas pela Segurança Social, através de acordos de cooperação com efeito a partir de 01 de julho.

A estrutura residencial para idosos vai ser inaugurada no dia 24 deste mês, às 16:00, mas ainda não há data prevista para começar a funcionar, o que deverá acontecer após concluídas as vistorias, disse Maria Lucília Costa.

O processo de construção e aquisição de equipamentos da estrutura implicou um investimento de 1 milhão e 100 mil euros, financiado em 85% por fundos comunitários e em 15% pela Câmara de Castro Verde.