
No vídeo, que está a viralizar nas redes sociais, vê-se a silhueta da mulher nas imagens do controlo de raio-X da estação central de Dongguan, no sul da China, informa a agência de notícias France Presse.
As imagens mostram a chinesa de joelhos a sair da esteira do raio-X, perante vários passageiros visivelmente surpreendidos. Incluindo um dos seguranças da estação.
O vídeo já teve milhões de visualizações na China, escreve a Reuters.
A mulher tinha medo de ser roubada enquanto a sua carteira passava pela máquina de segurança e por isso decidiu passar na máquina com a carteira, admitiu ao jornal local "Yangcheng Wanbao".
Perigos para a saúde
Os raios-X dos scanners de segurança são altamente nocivos para a saúde e por isso não se destinam ao controlo de passageiros, mas sim de bagagens. Estão instalados nos aeroportos, em algumas estações de metro e edifícios do mundo inteiro.
"Os passageiros já foram avisados que não só este tipo de comportamento é proibido, como também a radiação da máquina é incrivelmente prejudicial à saúde humana", alertam autoridades chinesas citadas pelo jornal People's Daily.
A dose de radiação envolvida na maioria dos exames de raios X, principalmente em técnicas digitais usadas como meios complementares de diagnóstico, é pequena e considerada segura. Estes exames socorrem-se de doses controladas de radiação.
No entanto, em zonas de segurança, os equipamentos que utilizam a tecnologia de radiação por raios-X não estão afinadas para os seres humanos e podem ter efeitos nefastos na saúde.
Comentários