No vídeo, que está a viralizar nas redes sociais,  vê-se a silhueta da mulher nas imagens do controlo de raio-X da estação central de Dongguan, no sul da China, informa a agência de notícias France Presse.

As imagens mostram a chinesa de joelhos a sair da esteira do raio-X, perante vários passageiros visivelmente surpreendidos. Incluindo um dos seguranças da estação.

10 características que fazem de nós pessoas mais inteligentes (ou não)
10 características que fazem de nós pessoas mais inteligentes (ou não)
Ver artigo

O vídeo já teve milhões de visualizações na China, escreve a Reuters.

A mulher tinha medo de ser roubada enquanto a sua carteira passava pela máquina de segurança e por isso decidiu passar na máquina com a carteira, admitiu ao jornal local "Yangcheng Wanbao".

Perigos para a saúde

Os raios-X dos scanners de segurança são altamente nocivos para a saúde e por isso não se destinam ao controlo de passageiros, mas sim de bagagens. Estão instalados nos aeroportos, em algumas estações de metro e edifícios do mundo inteiro.

"Os passageiros já foram avisados que não só este tipo de comportamento é proibido, como também a radiação da máquina é incrivelmente prejudicial à saúde humana", alertam autoridades chinesas citadas pelo jornal People's Daily.

A dose de radiação envolvida na maioria dos exames de raios X, principalmente em técnicas digitais usadas como meios complementares de diagnóstico, é pequena e considerada segura. Estes exames socorrem-se de doses controladas de radiação.

No entanto, em zonas de segurança, os equipamentos que utilizam a tecnologia de radiação por raios-X não estão afinadas para os seres humanos e podem ter efeitos nefastos na saúde.

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.