O conselho de administração da Monsanto "considerou por unanimidade que a oferta da Bayer AG é incompleta e financeiramente inapropriada", disse a empresa em comunicado assinado pelo presidente, Hugh Grant.

A Monsanto acrescentou, porém, que "continua aberta a discussões construtivas para determinar uma possível transação", refere a agência de notícias France Presse.

Grant disse que a oferta da Bayer "subestima significativamente" a companhia e não dá garantias suficientes de como a empresa alemã financiaria a transação ou de como lidaria com possíveis interrogatórios de autoridades do mercado.

Leia também: 10 substâncias químicas prejudiciais à saúde

A Bayer apresentou na segunda-feira à Monsanto a maior proposta de aquisição já feita por um grupo alemão, ao oferecer 122 dólares por cada ação da empresa, o que significaria um total de 62 mil milhões de dólares.

A proposta provocou a subida do valor das ações da Monsanto, até aos 106 dólares. Por outro lado, as ações da Bayer caíram.

No final da tarde desta terça-feira, a Bayer emitiu um comunicado afirmando que "espera empreender no futuro um diálogo construtivo com a Monsanto", mas não se demarcou da oferta inicial.