
De acordo com o Instituto, todas as regiões do continente (exceto Viana do Castelo, Braga e Porto) estão com risco ‘elevado’ de exposição à radiação UV.
Os Açores também estão em risco ‘elevado’ de exposição à radiação UV, com exceção da ilha das Flores e do Faial, que estão com níveis ‘moderados’.
Para as regiões com risco 'muito elevado' e ‘elevado’, o IPMA recomenda o uso de óculos de sol com filtro UV, chapéu, ‘t-shirt’, guarda-sol e protetor solar, além de desaconselhar a exposição das crianças ao sol. No caso de risco ‘moderado’ são aconselhados óculos de Sol e protetor solar.
Os índices UV variam entre 1 e 2, em que o UV é 'baixo', 3 a 5 ('moderado'), 6 a 7 ('elevado'), 8 a 10 ('muito elevado') e superior a 11 ('extremo').
O IPMA prevê para hoje no continente céu pouco nublado ou limpo, apresentando-se geralmente muito nublado no litoral a norte do Cabo Raso até meio da manhã, nebulosidade que poderá persistir em alguns locais da faixa costeira.
A previsão aponta também para vento em geral fraco do quadrante norte, soprando moderado no litoral oeste a sul do Cabo Raso durante a tarde e nas terras altas.
Está também prevista neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais das regiões Norte e Centro e pequena descida da temperatura mínima no litoral das regiões Norte e Centro e na região Sul.
No que diz respeito às temperaturas, as mínimas vão oscilar entre 09 graus (Guarda e Braga) e os 16 (Portalegre) e as máximas entre 19 graus (em Viana do Castelo) e 31 (Santarém).
Na Madeira prevê-se períodos de céu muito nublado, tornando-se em geral pouco nublado nas vertentes sul da ilha a partir do final da manhã e vento em geral fraco do quadrante leste. No Funchal, as temperaturas vão oscilar entre 21 e 26 graus.
Para os Açores prevê-se períodos de céu muito nublado, aguaceiros, geralmente fracos e vento noroeste moderado, tornando-se bonançoso. Em Ponta Delgada (ilha de São Miguel) as temperaturas vão variar entre 20 e 25 graus, em Angra do Heroísmo (Terceira) entre 19 e 25 e em Santa Cruz das Flores (ilha das Flores) entre 18 e 24.
Veja ainda: 15 alimentos que reforçam o sistema imunitário (com a chegada do outono)
Comentários