Segundo o Diário de Notícias da Madeira a criança de 8 anos foi atendida nas urgências do Hospital Doutor Nélio Mendonça, no Funchal, no último sábado.

Segundo o jornal Público, a menina deu entrada naquela unidade de saúde queixando-se de problemas respiratórios, e apresentando perdas de consciência e temperatura elevada.

Mulher dá à luz em corredor de hospital e fotógrafa capta o momento
Mulher dá à luz em corredor de hospital e fotógrafa capta o momento
Ver artigo

Nessa altura foi observada por um médico que lhe prescreveu um medicamento, dando-lhe em seguida alta hospitalar.

A menina não melhorou e os pais levaram-na na tarde de domingo para o Serviço de Urgência de Machico que, ao ver a complexidade do caso, encaminhou-a de novo para o Hospital do Funchal, onde acabou por falecer na sala de triagem da Urgência Pediátrica.

Segundo o jornal Público, a menina ficou inconsciente, entrou em paragem cardio-respiratória, e apesar das sucessivas tentativas de reanimação, acabou por morrer.

O caso foi confirmado esta manhã pelo secretário regional da Saúde, Pedro Ramos, citado pelo mesmo jornal, o que já motivou a abertura de um inquérito pelo Serviço de Saúde da região autónoma (SESARAM).

Por seu lado, o diretor do Serviço de Urgência Pediátrica do Hospital Dr. Nélio Mendonça, Manuel Pedro Freitas, referiu à Lusa que a criança foi observada como habitualmente, com um quadro clínico compatível com um quadro viral.

"A criança foi corretamente observada, a medicação foi feita de acordo com a observação. Agora estamos à espera que haja uma autópsia para ver se esclarece alguma coisa […]. Das análises que nós temos parece mesmo ser uma situação viral, mas é difícil dizer o que terá acontecido", reconheceu.

O SESARAM está a averiguar a morte da criança no Hospital Dr. Nélio Mendonça, tendo o diretor da Urgência Pediátrica afastado as hipóteses de erro ou negligência.

O serviço regional adiantou que está disponibilizado apoio psicológico para acompanhar a família e os profissionais de saúde. "O Sesaram e os seus profissionais lamentam profundamente o falecimento e solidarizam-se com os familiares", conclui.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.