"Troque o absorvente interno a cada quatro ou oito horas e evite-o durante a noite; utilize o absorvente interno apenas durante parte do dia", alertam os investigadores num estudo publicado pela Agência de Saúde Pública de França, esta terça-feira.

Mulheres com o período não devem fazer bolos? 30 verdades e mitos sobre a menstruação
Mulheres com o período não devem fazer bolos? 30 verdades e mitos sobre a menstruação
Ver artigo

A agência analisou cinco casos ocorridos entre 2013 e 2016 naquele país. As pacientes, com idades entre os 12 e os 21 anos, tiveram que ser "hospitalizadas e reanimadas", segundo os autores do estudo.

"A investigação apontou [como causa dos internamentos] o mau uso de tampões", acrescentam os especialistas.

Segundo o alerta clínico, quatro das mulheres analisadas usaram tampões durante mais de oito horas durante a noite e uma delas antes do início da menstruação. "A lavagem das mãos antes e depois da introdução do absorvente foi variável de acordo com os casos", lê-se ainda no estudo.

O choque tóxico devido ao estafilococos menstrual continua a ser uma "infeção rara", com apenas uma média de vinte casos por ano em França.

Entre os sintomas mais comuns estão a febre, erupções cutâneas, pressão arterial baixa e dores nos aparelhos digestivo, muscular e renal.

Modelo perdeu as duas pernas

O caso de Lauren Wasser, uma modelo norte-americana de 29 anos que perdeu ambas a pernas, é o mais recente alerta para a Síndrome do Choque Tóxico (SCT), uma infeção que pode ser causada pela utilização de tampões menstruais.

Estes 14 alimentos aliviam os sintomas da menstruação
Estes 14 alimentos aliviam os sintomas da menstruação
Ver artigo

A Síndrome do Choque Tóxico (SCT) é uma doença rara, mas potencialmente fatal. A patologia chamou à atenção do público em 1980, quando 812 casos foram descritos em utilizadoras de tampões. Voltou às luzes da ribalta em 2012 quando a modelo Lauren Wasser amputou a perna direita devido a esta síndrome. A segunda perna foi-lhe recentemente amputada.

Quando não tratada, a STC evolui facilmente para a formação de gangrena, um tipo de necrose causada pela morte de tecido corporal por falta de irrigação sanguínea e consequente falta de oxigénio (hipoxia). Tal não é reversível e obriga à amputação dos membros afetados. No entanto, a SCT pode ter outras causas, ocorrer em todas as idades e em 25% das ocasiões atinge indivíduos do sexo masculino.