De acordo com a Marinha, as barras de Caminha, Vila Praia de Âncora, Douro, Esposende, Póvoa de Varzim, Vila do Conde, Ericeira e São Martinho do Porto estão hoje fechadas à navegação por causa da agitação marítima.

A barra de Viana do Castelo está fechada a embarcações de calado inferior a 12 metros e a de Aveiro a embarcações de com menos de 15 metros.

Medo da chuva? Conheça as 15 fobias mais bizarras do mundo
Medo da chuva? Conheça as 15 fobias mais bizarras do mundo
Ver artigo

A Marinha indica também que a barra da Figueira da Foz está fechada a embarcações com calado inferior a 35 metros.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê para hoje na Costa Ocidental ondas de noroeste com 2,5 a 3,5 metros e para a Costa Sul ondas de sudoeste com 1 a 1,5 metros.

Tempo melhora a partir de hoje

Quanto ao estado do tempo, o IPMA prevê para hoje no continente períodos de céu muito nublado, tornando-se pouco nublado ou limpo a partir da tarde e possibilidade de ocorrência de aguaceiros fracos até ao final da tarde, que serão de neve nos pontos mais altos da Serra da Estrela.

A previsão aponta também para vento em geral fraco predominando do quadrante norte, soprando por vezes moderado no litoral oeste e nas terras altas a partir da tarde.

O IPMA prevê ainda neblina ou nevoeiro matinal e descida acentuada da temperatura mínima e pequena descida da temperatura máxima na região Sul.

As temperaturas mínimas no continente vão oscilar entre os 04 graus Celsius (Bragança, Vila Real e Guarda) e os 12 (em Faro) e as máximas entre os 10 (na Guarda) e os 18 graus (em Faro).