
Um comunicado da Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) enviado à Lusa refere que, durante cinco dias, centros de saúde e brigadas móveis vão realizar campanhas de vacinação para crianças até aos cinco anos e dar o suplemento de vitamina A a crianças entre seis meses e 59 semanas.
"A desparasitação e a suplementação com a vitamina A devem ser feitas de seis em seis meses, enquanto as vacinas de rotina devem obedecer ao calendário nacional de vacinação previsto pelo Programa Alargado de Vacinação", explica a Unicef, na nota de imprensa.
O comunicado adianta ainda que, no quadro da Semana Nacional de Saúde, 500 mil mulheres e homens em idade reprodutiva vão receber aconselhamento sobre planeamento familiar.
"Ainda durante a semana, todos os rapazes e raparigas, homens e mulheres em idade reprodutiva, que estiverem interessados, irão beneficiar-se de sessões de aconselhamento sobre o planeamento familiar e receberão contracetivos, de acordo com a sua escolha. De igual modo, todas as crianças menores de cinco anos ainda não registadas poderão fazer o registo de nascimento", diz a instituição.
Além disso, será feita a triagem para o despiste da tuberculose em menores de cinco anos e medida a pressão arterial dos adultos a partir dos 30 anos de idade.
Para garantir uma maior participação da população nas ações inseridas na Semana Nacional de Saúde, o Ministério da Saúde moçambicano e as agências das Nações Unidas estão a realizar campanhas de sensibilização pública.
Comentários