A Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) promove terça-feira, em Coimbra, uma iniciativa de prevenção do cancro colorretal que passa pela confeção e disponibilização de 15.000 almoços saudáveis em mais de 50 escolas e instituições da cidade.

A iniciativa "Um Almoço Saudável (para todos) em Coimbra" marca o início de uma campanha nacional de prevenção de uma doença que é a primeira causa de morte, por cancro, nas mulheres em Portugal e a segunda entre os homens, depois do cancro do pulmão, refere a LPCC.

"Pretende-se que toda a cidade tenha acesso a uma ementa saudável, validada técnica e cientificamente", adianta.

A iniciativa tem como objetivo "sensibilizar a população para uma alimentação saudável", a qual, associada ao combate ao excesso de peso, ao sedentarismo e ao estímulo do exercício físico "é fundamental na prevenção" do cancro.

Entre as entidades participantes na iniciativa contam-se mais de 30 escolas e instituições de ensino superior da cidade mas também diversas unidades hospitalares que vão disponibilizar a ementa saudável ao almoço nas suas cantinas e refeitórios.

Restaurantes, instituições de apoio social e cantinas de trabalhadores de entidades públicas e privadas também aderiram à iniciativa, cujas ementas vão ser elaboradas "a partir de um conjunto de indicações nutricionais base, determinadas pela Unidade de Nutrição e Dietética dos Hospitais da Universidade de Coimbra", diz a LPCC.

Já uma ementa "criada propositadamente" para a ocasião pelo ?chef' Chakall vai ser confecionada por alunos da Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra.

A forma de confecionar esta ementa, que consta de menus de peixe, carne e leguminosas, estará também disponível na página Internet e facebook da Liga Portuguesa Contra o Cancro.

30 de janeiro de 2012

@Lusa

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.