Hoje, dia 08 de maio, comemora-se o Dia Mundial da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho. Este ano, a Cruz Vermelha Portuguesa celebra a colaboração voluntária dos jovens e incentiva o seu investimento na ação e liderança sob o tema global "Juventude em Ação".
Com esta temática pretende-se chamar a atenção para o esforço global do Movimento para agir e fazer a diferença, ajudando as comunidades a prepararem-se melhor para as catástrofes e emergências, bem como no desenvolvimento de uma cultura de não-violência e de paz.
"Os jovens têm um papel fundamental em ajudar a Cruz Vermelha e o Crescente Vermelho a alcançar os mais vulneráveis. Eles também têm uma função importante a desempenhar na construção de comunidades saudáveis", explicou Ashatna Osborne, Presidente da Comissão de Juventude da Federação Internacional das Sociedades da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho.
Metade dos 13 milhões de voluntários da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho em todo o mundo são jovens. A Cruz Vermelha Portuguesa contribui para este número com cerca de 1.500 jovens voluntários, e a Cruz Vermelha e o Crescente Vermelho reconhecem o importante valor que trazem às comunidades, liderando diariamente mudanças positivas.
"Sem os nossos jovens, não seria possível fazer o que fazemos como Movimento," afirmou Luís Barbosa, Presidente Nacional da Cruz Vermelha Portuguesa. “Na Cruz Vermelha Portuguesa, continuaremos a capacitar jovens para desempenharem papéis de liderança e para que eles possam fazer mais, fazer melhor e alcançar ainda mais no apoio aos mais vulneráveis".
A "Juventude em Acção" da Cruz Vermelha Portuguesa e de outras sociedades nacionais em todo o mundo, encontra-se exposta em registo fotográfico em www.ifrc.org. A mostra inclui imagens e histórias da ação da juventude. Outras atividades e eventos, que ocorrem ao longo do dia de hoje, serão destacados na página de Facebook da Federação e do Comité Internacional da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho, no Twitter e no blog "O Nosso Mundo. A Sua Ação”.
A Cruz Vermelha é uma instituição de socorro voluntária que tem por finalidade prevenir e atenuar os sofrimentos humanos. É uma entidade privada, mantida por doações de pessoas ou de empresas, e de verbas governamentais. Atualmente, possui filiais em mais de duzentos países.
Veja ainda a entrevista sobre o projeto "Copos - Quem Decide És Tu"
08 de maio de 2012
SAPO/Cruz Vermelha Portuguesa
Comentários