“O projeto Faz por ti/Haja Saúde surgiu porque detetámos alguns casos de obesidade e porque os próprios jovens manifestaram interesse na mudança dos seus hábitos alimentares, mas têm muitas dificuldades em o fazerem”, disse à Lusa Rui Tavares, responsável pelo Centro de Desenvolvimento e Inclusão Juvenil (CDIJ), valência da instituição C.A.S.A – Bernardo Manuel Silveira Estrela, na Ribeira Grande.

Rui Tavares adiantou que o projeto vai abranger neste “ano zero” cerca de 50 jovens entre os 14 e os 18 anos que estão a ser intervencionados pelo CDIJ, valência do Centro de Apoio Social e Acolhimento (C.A.S.A.).

“É uma terapia desportiva personalizada que prevê o desenvolvimento de competências físicas psicológicas e sociais articuladas com os setores da comunidade, num acompanhamento personalizado e especializado para uma plena integração social”, frisou, acrescentando que o projeto será desenvolvido em parceria com os gabinetes de promoção da saúde das escolas básica e integrada e secundária da Ribeira Grande, com apoio da Direção Regional da Juventude.

O responsável explicou que estes jovens vão passar primeiro por uma consulta de nutrição onde será feito um diagnóstico e, posteriormente, será estabelecido um plano personalizado e individualizado.

Após este diagnóstico físico, nutricional e psicossocial, os jovens serão integrados num plano que envolve treinos físicos, participação em eventos desportivos, workshops de culinária e ‘fitness’, ementas diferenciadas, e acompanhamento nutricional e psicossocial.

Para Rui Tavares, a iniciativa “Faz por ti/Haja Saúde” tem a particularidade de focar o jovem na sua própria mudança, num projeto cujo primeiro grande objetivo é promover a saúde física e psicológica dos jovens.

“Pretendemos também contribuir para o aumento da autoestima destes jovens e, consequentemente, promover o sucesso educativo e construir uma plena integração”, sublinhou Rui Tavares, indicando que o projeto envolve também as famílias dos participantes.

O projeto "Faz Por Ti/Haja Saúde" prevê a criação de um portfólio individual de forma a aferir a evolução dos jovens intervencionados.