“O Centro Hospitalar de Lisboa Central, EPE (CHLC) informa que uma jovem de 17 anos se encontra internada na Unidade de Cuidados Intensivos Pediátricos do CHLC - Hospital Dona Estefânia na sequência de uma pneumonia bilateral - complicação respiratória do sarampo”, refere uma nota do centro hospitalar enviada à agência Lusa.

O hospital recorda que não é prática habitual emitir informação clínica pública sobre doentes internados e que só o faz agora, após autorização da família da doente, a título excecional.

Só serão emitidas atualizações se o estado clínico da doente o justificar, acrescenta a nota.

Em Portugal, desde janeiro de 2017 e até ao fim do dia de segunda-feira, foram notificados 26 casos de sarampo pelo Instituto Ricardo Jorge, estando confirmados 15 e estando os restante 11 em investigação.

Veja aindaDe onde vem este surto de sarampo e como posso proteger-me?

Um surto de sarampo afetou desde o início do ano pelo menos 14 países europeus.

O sarampo é uma doença altamente contagiosa, geralmente benigna mas que pode desencadear complicações e até ser fatal. Pode ser prevenida pela vacinação, que em Portugal é gratuita.

Embora não se saiba o número exato, cerca de 5% das crianças e jovens até aos 18 anos não estão vacinados contra o sarampo, o que representa quase 100 mil crianças.

"Estamos realmente preocupados, porque o sarampo estava eliminado e tínhamos sido, até aqui, um país livre da doença, devido ao programa de vacinação, sobretudo das crianças, com uma vacina que deve ser administrada aos 12 meses de idade", diz o Diretor-Geral da Saúde, Francisco George.

Os 12 vírus mais perigosos do mundo