Embora não se saiba o número exato, cerca de 5% das crianças e jovens até aos 18 anos não estão vacinados contra o sarampo, estima a Direção-Geral de Saúde (DGS), escreve o jornal Público.

Segundo a edição impressa desta terça-feira (18/04) do referido jornal, tendo em conta que, de acordo com as estimativas do Instituto Nacional de Estatística (INE), residiam em Portugal, em 2015, cerca de 1 milhão e 900 mil crianças e jovens até aos 18 anos, cerca de 95.600 indivíduos nessa faixa etária (os tais 5%) não estarão vacinados.

Segundo a pediatra Maria do Ceú Machado, antiga Alta Comissária da Saúde e atual presidente do Infarmed, há "clusters de estrangeiros (sobretudo belgas e alemães) e alguns portugueses que se dizem esclarecidos" sobre a vacinação - e que opta pela não vacinação - nos arredores de Lisboa.

Segundo o Centro Europeu de Controlo de Doenças, o sarampo cresceu na Europa e quase todos as situações terão ligação ao surto que começou na Roménia em fevereiro do ano passado, país que lidera o número de surtos com mais de quatro mil casos. Há, no entanto, pelo menos 14 países europeus com registo de surtos de sarampo desde o início deste ano.

Veja aindaDe onde vem este surto de sarampo e como posso proteger-me?

Além de Portugal, que tem até hoje 26 casos notificados de sarampo, registaram surtos de sarampo a Áustria, Bélgica, Bulgária, Espanha, Dinamarca, França, Alemanha, Hungria, Islândia, Itália, Suíça e Suécia.

Nos primeiros quatro meses do ano houve mais casos de sarampo em Portugal do que na última década anterior. De acordo com os vários relatórios sobre doenças de declaração obrigatória, entre elas o sarampo, entre 2006 e 2014 Portugal registou 19 casos de sarampo – quase todos importados - quando desde janeiro deste ano até hoje já houve 23 casos notificados.

Portugal livre de sarampo em 2016

Em 2016, Portugal recebeu da Organização Mundial da Saúde (OMS), um diploma que oficializava o país como estando livre de sarampo, até porque os poucos casos registados nos últimos anos tinham sido contraídos noutros países.

Em Portugal, a vacina do sarampo é administrada em duas doses: uma aos 12 meses e uma segunda aos cinco anos.

12 sintomas que não deve ignorar