A Unidade de Transplante de Medula (UTM) do Instituto Português de Oncologia de Lisboa celebra 30 anos. A data será assinalada numa sessão comemorativa esta terça-feira, 17 de outubro, e será marcada pela apresentação do livro "30 anos, 30 histórias" e pelo lançamento da Agenda Solidária IPO 2018, cujas receitas revertem para a nova UTM.

Na sessão, que terá lugar às 11h00 no anfiteatro do Instituto, o professor Manuel Abecasis, o pioneiro da transplantação de medula óssea em Portugal, fará uma breve apresentação dos 30 anos de atividade do Serviço de Transplantação de Progenitores Hematopoiéticos, o primeiro a ser criado no país, em 1987.

A UTM do IPO Lisboa é um centro altamente diferenciado e especializado na colheita e transplantação de células da medula, o único procedimento que permite tratar pessoas com determinado tipo de leucemias e outras doenças graves do sangue e do sistema imunitário.

Ao longo destes 30 anos, o IPO foi pioneiro em todos os aspetos de transplantação de células hematopoiéticas e realizou cerca de dois mil transplantes.

Nova unidade

O IPO de Lisboa e a UTM querem continuar a manter-se na vanguarda da atividade médica, científica e assistencial, salvaguardando a capacidade para responder em tempo útil às necessidades dos doentes que precisam de ser transplantados. Para isso, vai ser construída uma nova e ampliada UTM, com 12 quartos de isolamento, com os mais altos níveis de segurança e conforto para os doentes, e as melhores condições de trabalho para os profissionais de saúde.

A nova UTM do IPO de Lisboa custará um milhão de euros. As receitas da Agenda Solidária IPO 2018, que será posta à venda dia 18 de outubro em todo mercado livreiro reverterão na íntegra para a nova UTM.