5 de setembro de 2013 - 08h41

As imagens chocantes que foram impressas nos maços de cigarros para
dissuadir o consumo de tabaco tiveram pouco impacto nos jovens fumadores
quando colocados na parte de trás da embalagem, concluiu um estudo.

Numa
altura em que cerca de 60 países já impõem às tabaqueiras que incluam
campanhas antitabágicas nos maços, os investigadores estudaram o impacto
destas mensagens em pouco mais de um milhar de jovens britânicos entre
os 11 e os 16 anos.

Dos jovens interrogados em 2008 e depois em
2011, entre dois terços a três quartos nunca tinham fumado, sendo que os
restantes declararam ser entre fumadores ocasionais e fumadores
regulares.

Convidados a descrever as fotografias, menos de 10% se
lembrava das que estavam colocadas na parte de trás da embalagem, à
exceção dos que tinham sintomas de um consumo mais assíduo de tabaco,
apresentando dentes cariados, problemas nos pulmões ou cancro na
garganta.

Quando questionados sobre os anúncios colocados na
frente, perto de metade dos jovens lembravam-se da frase "fumar mata"
(47% em 2011, contra 58% em 2008).

Em relação à mensagem "fumar
prejudica gravemente a sua saúde e a dos dos que o rodeiam", em 2008,
pouco mais de 41% dos jovens lembrou-se deste aviso, ao passo que, em
2011, essa proporção caiu para os 25%.

Lusa