HPV Clinical Cases 2021 – submissão de Casos Clínicos até 16 de julho

No seguimento do sucesso da Edição de 2020 do HPV Clinical Cases, com 80 submissões de casos clínicos, surge a nova Edição 2021, com objetivos redobrados, mas com o propósito de sempre…. Fomentar a discussão e partilha de um leque de apresentações clínicas resultantes da infeção pelo Papilomavírus Humano (HPV), sob o tema “HPV como um TODO!”.

O impacto do HPV na sociedade tem sido crescente, sendo responsável por quase todos os casos de cancro do colo do útero, das lesões pré-invasivas e invasivas anogenitais, da cabeça e pescoço, assim como de condilomas anogenitais e da papilomatose respiratória recorrente. Neste sentido, tendo em consideração todas as possíveis doenças associadas à infeção por HPV e o facto de estas abrangerem diversas especialidades, a edição deste ano procura enaltecer a relevância da discussão em torno deste tema, de uma forma transversal e multidisciplinar, com o propósito de promover o controlo desta infeção e contribuir para uma melhoria nos cuidados a prestar aos doentes.

A partilha de informação entre as diversas especialidades é uma mais-valia para o progresso do conhecimento nesta área, pelo que estão convidados a participar e a apresentar os seus casos clínicos todos os médicos, internos ou especialistas, independentemente da especialidade. É através desta troca de impressões que é possível construir uma perspetiva multidisciplinar desta infeção e, por conseguinte, contribuir para o melhor acompanhamento dos doentes. Deste modo, os casos clínicos a submeter enquadrar-se-ão em diferentes categorias (área de patologia), nomeadamente Anal e Perianal, Cabeça e Pescoço (orofaringe, laringe, boca e outros), Colo do Útero, Genital (feminino, masculino) e Outras Patologias.

À semelhança das edições anteriores, no HPV Clinical Cases 2021 continuamos a contar com a orientação do Comité Científico de excelência, constituído pelos Dr. Daniel Pereira da Silva (Ginecologia), Dr.ª Sandra Pires (Gastrenterologia), Dr.ª Teresa Fraga (Ginecologia), Prof. Doutor Luís Varandas (Pediatria), Dr. Pedro Montalvão (Otorrinolaringologia), Dr. José Moutinho (Ginecologia), e Dra. Cândida Fernandes (Dermatovenereologia), que, de forma independente, avaliarão os casos clínicos submetidos.

Além do mesmo Comité Científico, a avaliação dos casos terá por base 5 critérios anteriormente aplicados, sendo eles: pertinência do caso clínico; originalidade; rigor científico; impacto que o caso clínico tem no conhecimento da comunidade médica e nos cuidados a prestar aos doentes e raciocínio clínico.

Assim, até dia 16 de julho, todos os médicos com interesse nesta área poderão partilhar o seu conhecimento e contribuir para este projeto, com vista à melhoria dos cuidados de saúde a prestar aos doentes, através da submissão do seu caso clínico.

Toda a informação sobre esta nova edição do “HPV Clinical Cases” pode ser consultada na plataforma do evento.