O Departamento da Mulher e da Criança e o Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental do Centro Hospitalar do Baixo Vouga foram acreditados pelo Programa Nacional de Acreditação em Saúde, da Direção-Geral da Saúde, ambos com o nível “bom”.

O “Bom” é atribuído por aquela entidade quando a unidade cumpre a totalidade dos “standards” obrigatórios e 70% ou mais dos “standards” do “Grupo I”.

“O reconhecimento externo e o atingir patamares oficiais são formas de encorajamento para se continuar caminho na senda da excelência”, comentou o presidente do conselho de administração, Aurélio Rodrigues, observando que a qualidade é um processo inacabado porque “porque é sempre possível ir mais além”.

De acordo com a informação hospitalar, ainda este ano, novos serviços do CHBV entrarão em processo de acreditação, como a nova Unidade de Cuidados Paliativos e os Serviços de Urgência.

O processo de acreditação dos departamentos da Mulher e Criança e de Psiquiatria e Saúde Mental teve início em janeiro de 2015 e, durante cerca de um ano e meio, os dois departamentos “corrigiram e adequaram os procedimentos e melhoraram as condições dos circuitos e da prestação de cuidados, de forma a responderem positivamente aos requisitos determinados pelo Programa Nacional de Acreditação em Saúde, da Direção-Geral da Saúde”.

“Os profissionais do Departamento da Mulher e da Criança (Serviço de Ginecologia/ Obstetrícia e Serviço de Pediatria) e do Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental envolveram-se de forma muita ativa, determinada e profissional neste processo de acreditação. Foi um projeto que exigiu uma entrega enorme, sendo que os profissionais superaram o expectável. Estamos muito satisfeitos”, disse Aurélio Rodrigues.