Juan Pedro Franco, de 32 anos, já conseguiu perder 175 quilos, indicou José Castañeda Cruz, o cirurgião responsável pelo seu caso num hospital particular de Guadalajara, no estado de Jalisco.

"Pelo seu estado, ele nos dá uma oportunidade para a cirurgia. Já perdeu quase 30% do peso inicial, portanto, está pronto para ser submetido a uma cirurgia de obesidade com garantias", disse Castañeda aos jornalistas, sem no entanto descartar complicações.

Veja também: "Mulher mais gorda do mundo" está 323 quilos mais magra

No início do tratamento, em dezembro, o paciente apresentava obesidade extrema, diabetes e hipertensão descontroladas, além de uma doença crónica que obstruía os pulmões, entre outros problemas.

Juan Pedro será operado duas vezes: a primeira agora e a segunda, em novembro. O procedimento chama-se "Derivação Biliopancreática" tipo Bypass gástrico em dois tempos.

O médico acrescentou que "com uma boa expectativa", o paciente conseguirá reduzir metade de seu excesso de peso nos seis meses após a primeira cirurgia.

Em maio do ano passado, faleceu Manuel Uribe, outro mexicano que chegou a ser o mais gordo do mundo em 2007, segundo o Guiness World Records, com 597 quilos.