Em risco muito elevado estão os distritos de Braga, Viana do Castelo, Porto, Vila Real, Bragança, Viseu, Coimbra, Guarda, Castelo Branco, Portalegre, Lisboa, Setúbal, Santarém, Évora, Beja e Faro) e ainda Funchal e Porto Santo (arquipélago da Madeira) e as ilhas do Faial (grupo central) e São Miguel (grupo oriental). Os distritos de Aveiro e Leiria e as ilhas das Flores (grupo ocidental dos Açores) e Terceira (grupo central) estão hoje em risco elevado de exposição à radiação UV.

Medo da chuva? Conheça as 15 fobias mais bizarras do mundo
Medo da chuva? Conheça as 15 fobias mais bizarras do mundo
Ver artigo

Para as regiões com risco muito elevado e elevado, o IPMA recomenda a utilização de óculos de sol com filtro UV, chapéu, ‘t-shirt’, guarda-sol, protetor solar e evitar a exposição das crianças ao Sol. O índice ultravioleta varia entre 1 e 2, em que o risco de exposição à radiação UV é baixo, 3 a 5 (moderado), 6 a 7 (elevado), 8 a 10 (muito elevado) e superior a 11 (extremo).

O IPMA prevê para hoje no continente céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de maior nebulosidade na faixa costeira ocidental até ao início da tarde, persistindo em alguns locais a norte do Cabo Raso ao longo do dia.

Chuva, granizo e trovoada

Durante a tarde, está previsto um aumento de nebulosidade nas regiões do interior com condições favoráveis à ocorrência de aguaceiros, que poderão ser por vezes fortes, de granizo e acompanhados de trovoada.

A previsão aponta ainda vento fraco, soprando temporariamente moderado do quadrante oeste a partir da tarde e sendo moderado de nordeste nas terras altas da região Norte até ao início da manhã e descida da temperatura máxima no litoral a norte do Cabo Raso.

As temperaturas mínimas vão oscilar entre os 15 graus celsius (no Porto) e os 22 (em Faro) e as máximas entre os 23 (no Porto) e os 38 (em Santarém).

O IPMA prevê para hoje na Madeira céu pouco nublado, apresentando períodos de maior nebulosidade nas vertentes norte até ao início da manhã e vento fraco a moderado predominando de nordeste

No Funchal as temperaturas vão oscilar entre os 21 e 28 graus Celsius.

Para as ilhas das Flores e Corvo (grupo ocidental dos Açores) prevê-se períodos de céu muito nublado com abertas, aguaceiros, em geral fracos e vento nordeste moderado a fresco com rajadas até 50 km/h.

O IPMA prevê para as ilhas Graciosa, S. Jorge, Terceira, Faial e Pico (grupo central) céu muito nublado, períodos de chuva ou aguaceiros. Possibilidade de trovoada e vento fraco, tornando-se moderado de nordeste.

Em S. Miguel e Santa Maria (grupo oriental) estão previstos períodos de céu geralmente pouco nublado e vento fraco.

Em Santa Cruz das Flores e em Ponta Delgada as temperaturas vão variar entre os 20 e os 26 graus Celsius, na Horta entre os 21 e os 27 e em Angra do Heroísmo entre os 21 e os 26.

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.