A notícia é avançada pela TSF. As contas são do último Boletim de Vigilância Epidemiológica da Gripe referente à semana de 13 a 19 de novembro, sendo que dois dos doentes foram internados em outubro e um já em novembro. O documento sublinha que nessa semana a taxa de incidência gripal foi de 15,4 casos por cada 100 mil portugueses.

A Direção-Geral de Saúde (DGS) apresenta esta terça-feira o "Plano de Saúde Sazonal: Inverno & Saúde", com dados sobre a vacinação contra a gripe e recomendações gerais para esta época.

A DGS já alertou que a forte gripe que se fez sentir nos últimos meses no hemisfério Sul do planeta é um sinal de que este ano a vacinação dos grupos de risco será ainda mais importante que no passado.

Um milhão de vacinados

Cerca de um milhão de portugueses com 65 ou mais anos já se vacinou contra a gripe, de acordo com os dados do Vacinómetro revelados em início de novembro.

Veja ainda10 dicas para escapar incólume à gripe neste outono

Segundo estes indicadores, desde 01 de outubro já se vacinaram contra a gripe sazonal 50,1% dos indivíduos com 65 ou mais anos, 45,6% dos portadores de doença crónica e 33,8% dos profissionais de saúde com contacto direto com doentes. Foram igualmente vacinados 27,9% dos portugueses com idades entre os 60 e os 64 anos.

Relativamente ao mesmo período da época gripal anterior, regista-se uma taxa de vacinação superior para todos os grupos, “com exceção dos profissionais de saúde, cujos valores se mantêm semelhantes”.

Os autores do Vacinómetro destacam que, entre a população não vacinada, 34,4% tenciona vacinar-se contra a gripe, durante esta época.

A vacinação contra a gripe é fortemente recomendada para os grupos alvo prioritários, entre os quais as pessoas com idade igual ou superior a 65 anos, os doentes crónicos e imunodeprimidos com seis ou mais meses de idade, as grávidas, os profissionais de saúde e outros prestadores de cuidados, como por exemplo os lares de idosos.