Em comunicado, a Administração Regional de Saúde do Norte (ARS-N) informou que a primeira fase de instalação - num total de 1.200 computadores - foi concluída no primeiro semestre de 2017 e versou Barcelos-Esposende, Gondomar, Porto Ocidental, Famalicão, Marão e Douro Norte, Baixo Tâmega, Vale do Sousa Norte e Sul, Póvoa de Varzim-Vila do Conde e Espinho-Gaia.

Em curso está a instalação dos restantes 2.100 que abrangerá Alto Ave, Douro Sul, Santa Maria da Feira-Arouca, Aveiro Norte, Vila Nova de Gaia e Santo Tirso-Trofa.

Esta renovação representa, segundo aquele organismo, um "investimento de 1,7 milhões de euros" e decorre do "Plano de Investimentos efetuados e a efetuar pela atual Tutela do Ministério da Saúde".

"Após o levantamento de necessidades, há muito manifestadas na região, foi decidido, em 2016, acelerar a renovação do parque informático e dotar os Cuidados de Saúde Primários de 3.300 novos computadores e duas novas aplicações informáticas", indica.

Uma das aplicações versa a "área dos meios complementares de diagnóstico" e a outra destina-se à "área da qualidade e gestão documental nos vários níveis da prestação dos CSP [Cuidados de Saúde Primários]", lê-se no comunicado.

Esta decisão, prossegue o documento, "insere-se, por um lado, na consecução da reforma que está a ser levada a efeito e, por outro, no papel preponderante que as novas tecnologias cada vez mais assumem nas sociedades e no Serviço Nacional de Saúde".

"Simplificados os procedimentos administrativos", estes contribuem para uma diminuição do tempo despendido pelos cidadãos no seu contacto com os centros de saúde.