Em comunicado, a Administração Regional de Saúde do Norte (ARS-N) informou que a primeira fase de instalação - num total de 1.200 computadores - foi concluída no primeiro semestre de 2017 e versou Barcelos-Esposende, Gondomar, Porto Ocidental, Famalicão, Marão e Douro Norte, Baixo Tâmega, Vale do Sousa Norte e Sul, Póvoa de Varzim-Vila do Conde e Espinho-Gaia.

Em curso está a instalação dos restantes 2.100 que abrangerá Alto Ave, Douro Sul, Santa Maria da Feira-Arouca, Aveiro Norte, Vila Nova de Gaia e Santo Tirso-Trofa.

Esta renovação representa, segundo aquele organismo, um "investimento de 1,7 milhões de euros" e decorre do "Plano de Investimentos efetuados e a efetuar pela atual Tutela do Ministério da Saúde".

"Após o levantamento de necessidades, há muito manifestadas na região, foi decidido, em 2016, acelerar a renovação do parque informático e dotar os Cuidados de Saúde Primários de 3.300 novos computadores e duas novas aplicações informáticas", indica.

Uma das aplicações versa a "área dos meios complementares de diagnóstico" e a outra destina-se à "área da qualidade e gestão documental nos vários níveis da prestação dos CSP [Cuidados de Saúde Primários]", lê-se no comunicado.

Esta decisão, prossegue o documento, "insere-se, por um lado, na consecução da reforma que está a ser levada a efeito e, por outro, no papel preponderante que as novas tecnologias cada vez mais assumem nas sociedades e no Serviço Nacional de Saúde".

"Simplificados os procedimentos administrativos", estes contribuem para uma diminuição do tempo despendido pelos cidadãos no seu contacto com os centros de saúde.

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.