Investigadores da Faculdade de Medicina da Universidade VU e da Faculdade de Medicina da Universidade de Leiden, ambas na Holanda, revelam que níveis altos de gordura abdominal estão relacionados com défices de vitamina D, um oligoelemento produzido pela nossa pele quando está em contacto com o sol.

8 coisas que não sabia sobre a gordura abdominal
8 coisas que não sabia sobre a gordura abdominal
Ver artigo

A vitamina D, lipossolúvel e essencial ao equilíbrio mineral do corpo, é obtida através da alimentação, embora a exposição solar seja a única forma de a ativar no organismo através de um processo de reações bioquímicas.

A equipa liderada pelo investigador Rachida Rafiq mediu os níveis de gordura corporal total e os níveis de gordura abdominal de um conjunto de participantes que integraram um estudo sobre a Epidemiologia da Obesidade nos Países Baixos.

Após os ajustes de fatores influenciadores como doenças crónicas, consumo de álcool e níveis de atividade física, a equipa detetou que a quantidade de gordura total e de gordura abdominal estava associada a níveis inferiores de vitamina D nas mulheres.

Nos homens, eram a gordura abdominal e a gordura no fígado que estavam associadas a níveis mais reduzidos de vitamina D. Em todos os casos, quanto maior era a gordura abdominal, menores eram os níveis detetados de vitamina D, conclui o estudo.

Destruímos as vitaminas quando cozinhamos? Regras para salvar 10 vitaminas essenciais
Destruímos as vitaminas quando cozinhamos? Regras para salvar 10 vitaminas essenciais
Ver artigo

"Verificámos que quanto maior era os nível de gordura abdominal dos pacientes, maior era o risco de desenvolver uma deficiência de vitamina D", diz Rafiq. "Devido à natureza observacional deste estudo, ainda não conseguimos concluir a causa desta associação entre os valores de vitamina D e a obesidade", concluiu Rafiq.

A equipa pretende agora investigar os mecanismos subjacentes à relação observada: se é a vitamina D que aumenta a predisposição para armazenar gordura ou se são os níveis mais elevados de gordura que fazem decrescer os níveis daquela vitamina.