A apresentação será feita na próxima sexta-feira, 23 de outubro, na primeira edição da conferência internacional MIST2015 (Modelling Innovation Sustainability and Technologies), no Hotel Riviera, em Carcavelos, iniciativa da Comissão Europeia em colaboração com a Universidade Atlântica.

De forma a melhorar o serviço que já presta a idosos no concelho da Amadora, o primeiro projeto, intitulado “Um novo impacto tecnológico no serviço de apoio domiciliário”, vai pôr à prova métodos inovadores de monitorização do bem-estar das pessoas idosas que se encontram sozinhas em casa.

Esta investigação permitirá, através da teleassistência e dos telecuidados, detetar situações de risco, nomeadamente pela monitorização à distância de sinais vitais, de deteção de quedas, imobilidade ou mesmo de tentativas de fuga por parte dos idosos. Esta monitorização é feita com base em diferentes aparelhos, entre eles sensores, detetores de pele e robôs.

A Fundação AFID Diferença irá, ainda, apresentar o projeto “Avaliação da qualidade de vida em pessoas com deficiência intelectual”, no qual, com base na experiência desta instituição e de outras a nível europeu no apoio a pessoas com deficiência intelectual moderada e profunda, se pretende determinar as variáveis mais importantes de qualidade de vida para este grupo específico.

“A Fundação AFID Diferença apoia, atualmente, 250 jovens com deficiência intelectual no concelho da Amadora e presta apoio domiciliário a 350 idosos, pelo que torna-se necessária uma investigação aprofundada nos cuidados prestados de forma que possamos continuar a melhorar a qualidade do serviço que levamos até estas famílias”, considera Domingos Rosa, presidente do Conselho de Administração da Fundação AFID Diferença, em comunicado.

Os dois projetos serão apresentados na conferência MIST2015, uma iniciativa da Comissão Europeia que pretende promover a investigação nas áreas da inovação, economia, tecnologia e sustentabilidade. Todos os projetos serão publicados pelo MIST e pelas revistas científicas associadas, nomeadamente pelo International Journal of Information Systems and Software Engineering for Big Companies, Campus Virtuales, Certiuni Journal e pelo International Journal of Information Systems and Tourism.

As apresentações contarão com a presença de Domingos Rosa, presidente do Conselho de Administração da Fundação AFID Diferença, de Lutegarda Justo, diretora de Ação Social da Fundação, bem como outros elementos da equipa técnica.

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.