Segundo um relatório da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), o uso inadequado de pesticidas agrícolas ameaça a qualidade da água no mundo inteiro.

O documento, produzido em parceria com o Instituto Internacional para a Gestão da Água (IWMI), alerta que o aumento da procura de alimentos com grande impacto ambiental, como a carne, contribuiu para a degradação da qualidade da água.

O relatório frisa ainda que o aumento da produção agrícola foi alcançado, nas últimas décadas, através do uso intensivo de adubos químicos e pesticidas, um mercado que movimenta mais de 35 mil milhões de dólares por ano em todo o mundo. "Na maioria dos países em desenvolvimento e emergentes, a poluição agrícola superou a contaminação causada pela indústria e aglomerados urbanos como principal fator para a degradação da água", afirmou o diretor da FAO, Eduardo Mansur.

Além de ser responsável por 70% da extração de água no mundo, a agricultura desempenha um papel fundamental na poluição deste recurso vital. Essa contaminação ocorre com o despejo de produtos químicos, matéria orgânica, sedimentos, nitratos e outras substâncias, lê-se no documento.

Pecuária tóxica

Javier Mateo-Sagata, da IWMI, afirma que, no caso do gado, o principal problema deriva da incorreta gestão dos excrementos, que contêm agentes patogénicos e matéria orgânica que, se acabar nos rios, diminui o oxigénio da água. A criação de gado passou dos 7,3 mil milhões de unidades em 1970 para os 24,2 mil milhões em 2011, sendo que atualmente ocupa 70% do território do planeta usado pela agropecuária, afirma a FAO.

O estudo também aborda outras substâncias contaminantes que, nos últimos 20 anos, surgiram na forma de remédios para animais, como antibióticos, vacinas e hormonas de crescimento. Segundo o relatório, 38% dos cursos de água na União Europeia (UE) correm risco de contaminação agrícola.

Veja ainda: 10 coisas perigosas que põe no lixo (e não devia)

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.