Com base na análise aos vários constituintes do sangue dos pacientes, concluiu-se que a acupuntura melhorou a resistência do sistema imunitário dos mesmos.

A investigação foi realizada através da aplicação de acupuntura manual, uma vez a cada dois dias (três vezes por semana) durante 5 semanas.

Esta conclusão já tinha sido alcançada no último relatório da Organização Mundial de Saúde (OMS), que revelou que acupuntura tem um efeito antiasmático em 93% dos casos e proporciona uma maior ventilação pulmonar em 68% dos casos.

Ainda de acordo com a OMS, 235 milhões de pessoas no mundo sofrem de asma, sendo as crianças as mais afetadas. Apesar de a causa desta doença ser incerta, existe uma série de condições influenciadoras desta patologia, como a predisposição genética, a alimentação e a inalação de ar que contenha partículas alergénicas.

Leia também10 benefícios científicos da acupuntura

Questionada sobre o tema, Wenquian Chen, médica especialista em Medicina Tradicional Chinesa e Diretora Técnica do Centro de Terapias Chinesas (CTC), explica que "a chegada da Primavera é particularmente propícia ao aparecimento de asma alérgica devido ao pólen existente do ar. Esta é uma época particularmente difícil para qualquer asmático, pelos inconvenientes causados pela própria patologia. Olhos inchados, comichão, dores de cabeça e o pingo no nariz são alguns dos sintomas dos quais gostaríamos de nos livrar, bem como a própria sonolência causada por alguns anti-histamínicos"

"Com uma combinação específica de acupuntura e ventosas ou moxabustão, é possível tratar as crises de asma e evitar o seu reaparecimento, tanto em crianças com adultos. Dependendo dos casos, a moxabustão e as ventosas são suficientes. Esta é a grande diferença entre a Medicina Convencional e a MTC: a primeira trata o sofrimento da pessoa e a segunda trata a causa do problema, evitando as reincidências", acrescenta.

Um dos tratamentos indicados para pessoas que sofrem de problemas respiratórios pontuais ou graves, como a asma alérgica, denomina-se Xiao Ke Chuan e está disponível em Portugal.

O tratamento consiste na combinação de acupunctura nos pontos específicos do Pulmão e Intestino Grosso, com uma massagem ao longo destes meridianos, e fitoterapia chinesa. Há melhorias comprovadas entre a primeira e a quinta sessão de tratamento.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.