Asma, a doença em que o ar parece que não chega aos pulmões
A asma é uma doença caracterizada por pieira, tosse, falta de ar e opressão toráxica. Esta incapacidade respiratória é provocada pelo estreitamento das vias aéreas nos pulmões. Atendendo a que os pulmões não podem funcionar normalmente, o volume de ar retido no seu interior aumenta, dificultando o trabalho respiratório. Esta perturbação é recuperável e a respiração volta a
normalizar-se com um tratamento apropriado.
Muitos portugueses sofrem com doenças alérgicas. Apesar de não terem cura, podem ser minimizadas. Saiba como, com os conselhos do imuno-alergologista Morais de Almeida.
A Associação Portuguesa de Asmáticos vai promover uma campanha de sensibilização para a asma grave com o objetivo de melhorar a informação junto dos doentes e aumentar o controlo desta doença. A campanha com o mote “Eu tenho a asma grave na mão” insere-se nas comemorações do Dia Mundial da Asma que
Metade das crianças asmáticas em Portugal tem a sua asma por controlar e todos os anos são gastos 40 milhões de euros com urgências ou atendimentos devido a crises de asmas na infância, indica um estudo.
Um estudo realizado pela Universidade de Medicina Tradicional de Xangai, e divulgado em Portugal pelo Centro de Terapias Chinesas (CTC), comprova os benefícios da acupuntura no controlo e tratamento da asma alérgica.
As câmaras expansoras para os doentes respiratórios passam a ser comparticipadas em 80% a partir do dia 16 de março, revelou esta terça-feira a coordenadora do Programa Nacional para as Doenças Respiratórias.
Cerca de um milhão de portugueses sofre de asma, doença que em 2013 causou 122 mortos e mais de 2.600 internamentos, mas a patologia tem sido bem controlada e Portugal é um dos países com menor taxa de internamento.