
Esta investigação científica indica que em 26 anos os preços das bebidas com açúcares adicionados diminuíram em praticamente todo o mundo, sendo que nalguns países terão mesmo descido para metade, mantendo-se a tendência de decrescimento.
Os investigadores analisaram os preços das bebidas adocicadas e o rendimento relativo, com base no rendimento per capita em 82 países entre 1990 e 2016.
A equipa escolheu a Coca-Cola como bebida de análise, por ser a mais popular e a mais disponível. Os investigadores concluíram que os preços desta bebida desceram em 56 dos 82 países e tornaram-se mais acessíveis em 79 dos 82 países analisados entre os 1990 e 2016.
Os investigadores apontam o aumento do rendimento e a descida do preço das mesmas como as causas para este aumento da disponibilidade. Jeffrey Drope, um dos autores do estudo, conclui que nos países analisados é possível comprar mais 71% desta bebida em 2016 do que com a mesma proporção de rendimento em 1990.
Mais acessíveis que água
"As bebidas açucaradas tornaram-se ainda mais acessíveis em países em desenvolvimento, onde com o rendimento de 2016 se pode comprar 89% mais" deste tipo de produtos do que em 1990. "É essencialmente metade do preço", acrescenta o investigador.
O estudo debruçou-se ainda sobre o preço da água engarrafada e conclui que esta é tendencialmente mais cara e menos acessível do que as bebidas com açúcares adicionados.
12 bebidas que atenuam os sinais da idade
Comentários