Um enfermeiro proprietário de um conjunto de seis clínicas OzoneCare - nas quais se fazem tratamentos de ozonoterapia - fornece aos utentes receitas em que se prescrevem atos diferentes daqueles que são executados. A notícia é avançada pela SIC Notícias.

As receitas têm as vinhetas de dois médicos e têm servido para que subsistemas de saúde, como a ADSE, ou mesmo seguradoras, subsidiem tratamentos que não fazem parte das listas oficiais de comparticipação.

10 conselhos de um médico para ter uma saúde de ferro
10 conselhos de um médico para ter uma saúde de ferro
Ver artigo

Esta clínica que fornece tratamentos com ozono diz-se preparada para tratar, com aquele tipo de terapêutica, patologias como cancro, varizes, demência, fibromialgia, entre outras doenças. Segundo doentes ouvidos por aquela estação de televisão, o enfermeiro far-se-á passar por médico e escudar-se-á em justificações para entregar prescrições médicas passadas em nome de outros clínicos.

Rede de clínicas em todo o país

Aos utentes são fornecidas prescrições para tratamentos, como infiltrações auriculares, mas que na realidade são usadas pelas clínicas OzoneCare - com consultórios em Miraflores, Almada, Funchal, Leiria, Coimbra e Porto - para tratamentos com ozono.

Estes 15 alimentos parecem saudáveis mas não são
Estes 15 alimentos parecem saudáveis mas não são
Ver artigo

Como os seguros, sistemas e subsistemas de saúde não comparticipam este tipo de tratamentos, o responsável da clínica obtém as prescrições adulteradas para que os doentes possam recorrer aos referidos tratamentos mediante co-pagamentos diminuídos. O restante é pago às clínicas pelas seguradores e Estado.

Segundo a SIC Notícias, a Ordem dos Médicos recebeu um pedido de esclarecimento por parte da ADSE – Instituto Público de Gestão Participada, em relação a dois médicos, um sem especialidade e outro de Medicina Geral e Familiar, que prescreviam de forma massiva dois tipos de procedimentos médicos - artroclise e hemoperfusão - em situações clínicas diversas. Um dos médicos prescritores é filho do proprietário da clínica.

A Ordem dos Médicos já fez saber que vai pedir à Inspeção-Geral das Atividades em Saúde (IGAS) para investigar o caso.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.