9 de julho de 2013 - 07h57
A Direção-Geral de Saúde (DGS) emitiu um alerta vermelho de calor para hoje para cinco distritos do país devido às elevadas temperaturas, que podem ter efeitos nocivos na saúde.
A informação consta da página na Internet da Direção-Geral de Saúde e refere que os distritos em causa são Castelo Branco, Santarém, Portalegre, Évora e Beja.
A DGS aconselha, em caso de alerta vermelho, a população a redobrar os cuidados uma vez que as temperaturas muito elevadas podem trazer graves problemas para a saúde.
Na sua página da Internet, a DGS faz também um alerta (amarelo) de calor para os distritos de Braga, Vila Real, Bragança, Viseu, Guarda, Coimbra, Leiria, Lisboa e Setúbal.
A DGS alerta que a exposição ao calor intenso, particularmente durante vários dias consecutivos, “pode produzir efeitos negativos na saúde humana”.
Esses efeitos, avisa, manifestam-se “através do agravamento de doenças crónicas, principalmente na população idosa, e de doenças relacionadas com o calor, como as cãibras, esgotamento por calor e a situação mais grave: os golpes de calor”.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê para hoje no continente continuação de tempo quente, em especial nas regiões do interior, céu pouco nublado ou limpo, aumentando temporariamente de nebulosidade nas regiões Norte e Centro durante a tarde, vento em geral fraco e descida de temperatura, em especial da máxima nas regiões do litoral a norte do Cabo Raso.
Na Madeira a previsão aponta para céu pouco nublado e vento fraco enquanto nos Açores prevêem-se períodos de céu muito nublado e vento fraco a moderado.
Quanto às temperaturas, em Lisboa e Portalegre prevê-se uma máxima de 38 graus Celsius, em Castelo Branco 41, Évora e Beja 39, em Bragança 37, Viseu e Vila Real 36, no Porto 28, em Faro 33, no Funchal 29, em Ponta Delgada 23, Angra do Heroísmo 24 e em Santa Cruz das Flores 25.
Lusa