O número de cancros de pele tem vindo a aumentar e anualmente surgem cerca de dez mil novos casos, revela a Associação Portuguesa de Cancro Cutâneo (APCC), que hoje realiza rastreios gratuitos em todo o país.

No Dia do Euromelanoma 2012, que hoje se assinala, a APCC realiza rastreios gratuitos em cerca de 30 serviços de dermatologia de norte a sul do país, no âmbito da campanha europeia de prevenção do cancro cutâneo.

De acordo com estimativas da associação, há cada vez mais histórias de cancros de pele, ultrapassando os dez mil casos/ano.
Apesar de existirem mais casos, a mortalidade associada a esta doença não tem aumentado.

Os comportamentos de risco - como a exposição excessiva ao sol ou o uso de solários - têm provocado também um aumento de casos de melanoma, um tipo de cancro que regista anualmente cerca de mil novas situações.

Os novos casos de cancro de pele surgem em pessoas cada vez mais novas, entre as faixas etárias dos 30 e 40 anos, existindo também cada vez mais problemas entre os jovens de 20 anos. A APCC lembra que os melanomas costumavam aparecer em pessoas entre os 50 e os 60 anos.

Durante o dia de hoje, os especialistas vão recordar alguns dos principais cuidados preventivos que as pessoas devem ter, como, por exemplo, evitar a exposição solar nas horas de maior calor, reforçar o protetor de duas em duas horas, usar chapéu, óculos de sol e roupa de algodão.

A associação chama também a atenção dos utilizadores de solário para a necessidade de terem particular atenção à alteração ou aparecimento de sinais na pele, sublinhando que quando se trata de alguém de pele clara, olho claro ou cabelo claro o cuidado deve ser redobrado.

A iniciativa, organizada pela APCC, conta com a participação da Sociedade Portuguesa de Dermatologia e Venereologia (SPDV) e da Direcção Geral de Saúde.

09 de maio de 2012

@Lusa

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.