A importância de medir regularmente a pressão arterial é o foco do Dia Mundial da Hipertensão, que hoje se assinala, com a cidade de Évora como “capital” das comemorações nacionais.

A mensagem que vai ser transmitida é “Conheça os seus números, meça a pressão arterial”, com a Sociedade Portuguesa de Hipertensão (SPH) a lembrar que a tensão “nunca poderá atingir valores superiores a 14/9”, considerado “o número ‘mágico’”.

“Se estiver abaixo destes valores, é porque a pressão está normal, mas se estiver acima poderá ser elevada, pelo que deve contactar o seu médico para esclarecer se é uma situação de hipertensão arterial”, aconselhou José Nazaré, presidente da SPH.

Mais frequente a partir dos 50/60 anos, constata-se que a doença, “nos últimos anos, é mais frequente em idades muito mais jovens”, adiantou o presidente da SPH.

“É um dado preocupante. Uma análise recente mostra que mais ou menos um em cada 10 adolescentes tem valores elevados de pressão arterial”, disse.

Esta situação deve-se “à falta de exercício físico e à comida com excesso de sal e de calorias, o que aumenta o peso. E sabemos que há uma relação direta entre o peso e a pressão arterial”.

Os alertas para uma maior atenção aos valores da pressão arterial vão marcar as comemorações em Évora, com rastreios gratuitos na Praça do Giraldo e aconselhamento sobre modos de vida saudável, entre as 09:00 e as 18:30.

Uma sessão pública sobre hipertensão no edifício dos Paços do Concelho, a partir das 11:00, aulas de exercício físico e jogos, para crianças e adultos, são outras das atividades.

Consulte também o Dossier de Hipertensão Arterial

17 de maio 2011

Fonte: Lusa/SAPO

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.