A falta de colocação profissional, que obrigou 700 dentistas a emigrar, e as dificuldades económicas causadas pela quebra da procura de tratamentos dentários, devido à crise, são problemas que a Ordem dos Médicos Dentistas transmitirá ao Presidente da República.

A direção da Ordem dos Médicos Dentistas (OMD), liderada por Orlando Monteiro da Silva, vai ser recebida hoje em audiência pelo Presidente da República, Cavaco Silva, no Palácio de Belém.

No encontro, a Ordem pretende transmitir “a preocupação crescente com o facto de a maioria dos jovens médicos diplomados em Portugal não encontrarem colocação profissional no nosso país”, adianta a OMD, em comunicado.

Segundo a Ordem, “mais de 700 médicos dentistas encontram-se já a exercer no estrangeiro, sendo o Reino Unido o destino de eleição devido às contratações efetuadas pelo serviço nacional de saúde inglês”.

Por outro lado, o órgão representativo da classe afirma-se preocupado com a situação económica dos mais de 7.000 dentistas a trabalhar em Portugal, em consequência da crise.

“A crise económica tem levado a uma menor procura de cuidados de medicina dentária por parte da população”, o que, segundo a OMD, “tem criado dificuldades de sobrevivência económica das mais de 5.500 clínicas e consultórios de medicina dentária em Portugal”.

De acordo com a Ordem, estão “em risco milhares de empregos de profissões na área da medicina dentária, como mais de 9.000 assistentes dentárias, cerca de 400 higienistas orais e mais de 3.000 protésicos dentários”.

Segundo um estudo próprio, a OMD estima que 95,1 por cento dos médicos dentistas sejam profissionais liberais e, destes, quase 38 por cento trabalhem exclusivamente por conta própria.

“A OMD manifestará a necessidade urgente de Portugal reconhecer a capacidade e a importância das profissões liberais no contexto atual”, sustenta a associação representativa dos dentistas.

Por outro lado, no atual contexto de crise económica, os dentistas sublinham “a importância de se assegurar o financiamento adequado do sistema da saúde e da medicina dentária”.

21 de abril de 2011

Fonte: LUSA/SAPO

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.